Importante! Hoje (17/10) às 18h:30 o Simulado CESPE/MPU será na área do aluno, porém por medida de segurança, em caso de falha, acesse aqui! E para acessar a aula gratuitamente, adquira aqui!
Importante! 😢 A Aula Gratuita DICAS DE REDAÇÃO, sofreu uma mudança de data, ela será realizada em janeiro de 2019. Enviaremos novo e-mail informando a data exata. Se ainda não fez inscrição, garanta a sua vaga aqui!😉
Informação Importante! Recurso: Prova de Tribunal de Justiça de Santa Catarina - Acesse aqui
Prezados, Acesse aqui e use somente seu e-mail de cadastro e a senha para assistir as aulas. Qualquer dúvida, reclamação ou falha na ultilização, por favor enviar um e-mail para contato@aprendacom.com.br ou pelo Fale conosco. Obrigado!

Precisa de ajuda?   contato@aprendacom.com.br

Top

Análise do Edital – TJ-SP (2017)

  /  Análise de Edital   /  Análise do Edital – TJ-SP (2017)

Análise do Edital – TJ-SP (2017)

Olá, pessoal! Tudo bem?!

Farei uma breve análise do conteúdo programático do Edital TJ-SP 2017 – Escrevente Técnico.

Os itens de 1 a 8 estão ligado às questões de interpretação de texto e de semântica. É comum, na banca Vunesp, a cobrança de vários gêneros, como: artigo de opinião, crônica, tirinha, editorial e charge. O que você precisa saber sobre esses gêneros??? Principalmente, que todos eles apresentam, de certa forma, uma opinião crítica (um ponto de vista crítico). Por meio desses gêneros, a banca pode formular questões de: ideia principal/central do texto, inferências, deduções, implícitos (itens 1, 2); posicionamento do autor, opinião, tese (item 3); coesão anafórica e catafórica, uso dos pronomes na coesão, valor semântico das conjunções, preposições, pronomes, advérbios e verbos (itens 4, 8); sentido das palavras e expressões do texto, conotação, denotação, figuras de linguagem (itens 5,6,7).

Já os itens de 9 a 13 estão ligados às questões de gramática. De acordo com as provas anteriores, pode-se dizer que predominam as questões de semântica e interpretação textual. Para pontuação, vale a pena estudar bastante o uso da vírgula, ok?

Bom estudo! Conte comigo!

Aline Aurora