Precisa de ajuda?   contato@aprendacom.com.br

Top

5 DICAS PARA AUMENTAR O RENDIMENTO NO ESTUDO

5 Dicas para Aumentar o Rendimento no Estudo
5 Dicas para Aumentar o Rendimento no Estudo

Você já reparou como nosso cérebro se comporta de forma diferente quando estamos estudando? Pois é… Quando assistimos a um filme ou a um episódio da nossa série favorita, conseguimos nos concentrar do início ao fim. 
Eu, por exemplo, consigo fazer uma maratona num final de semana quando quero ver uma série que acaba de ser lançada. Agora, na hora de estudar, parece que o cérebro não me obedece. Tudo é motivo para tirar minha concentração. Isso também acontece com você?

Pensando nisso, resolvi deixar aqui 5 dicas para aumentar seu rendimento na hora de estudar. Funciona comigo; vai funcionar com você.

 

1. SAIBA ELABORAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDO EFICIENTE

É muito importante que você elabore um cronograma semanal e que seja possível de ser executado. Não adianta querer colocar várias matérias num dia ou separar 8h de estudo diário se você sabe que não é possível cumprir. Antes de elaborar seu cronograma, você precisa conhecer bem sua rotina e anotar todas as suas atividades rotineiras, como higiene pessoal, alimentação, cuidados com os pets (caso os tenha), limpeza do quarto/casa, ida ao mercado, ida ao médico, etc. Somente depois disso, você é capaz de elaborar um cronograma real, colocando todas as informações necessárias: hora de estudo + hora de repouso + hora das atividades rotineiras. Estudar com organização de tempo e de conteúdo é o primeiro passo para gerar bons resultados. 
O estudo aleatório causa desconcentração, pois não se cria uma rotina, fazendo com que o cérebro entenda que cada dia é diferente do outro. Se você conseguir cumprir seu cronograma por 40 dias consecutivos, seu cérebro já irá entender que um hábito foi criado. A chance de você se desconcentrar será mínima.

 

2. ORGANIZE O LOCAL DE ESTUDO

Procure sempre deixar seu local de estudo organizado. Separe os livros, cadernos, canetas, computador, etc. Estudar em um local desorganizado pode tirar sua concentração, pois o simples fato de procurar uma borracha é motivo para desviar sua atenção. 
Essa organização pode ser feita antes de começar o estudo ou ao final do dia para que tudo esteja arrumado para o dia seguinte.

 

3. RESPEITE SEU TEMPO DE DESCANSO

Já aconteceu de você ver um filme várias vezes e, a cada vez, notar um detalhe que passou despercebido das outras vezes? Isso acontece com todo mundo ou quase todo mundo, porque nosso cérebro não é capaz de reter 100% das informações que ouvimos ou vemos. Se isso acontece com um filme, com certeza acontece com os estudos.

Então, a dica é: dê uma pausa de 10 minutos a cada duas horas de estudo. Essa pausa precisa estar em seu cronograma e precisa ser respeitada. É melhor estudar 4h por dia com bastante atenção do que 8h sem atenção. 

Descansar a mente é mais importante do que você imagina.

 

4. AFASTE AS INTERFERÊNCIAS

Na hora de estudar, é necessário se desligar do mundo lá fora. Desligue o celular e não entre em redes sociais. Use a internet apenas para o estudo. Procure não abrir várias páginas ao mesmo tempo. Isso, além de tirar sua atenção, passa uma mensagem desorganizada para seu cérebro. Foque em uma coisa de cada vez.

 

5. ESCREVA À MÃO.

Hoje em dia, estamos muito acostumados com o teclado – seja do computador, seja do celular. Com isso, perdemos o hábito de escrever à mão. Você sabia que, quando escrevemos, uma linha de raciocínio se forma no cérebro e a atenção fica maior? 

Pesquisas apontam que a escrita manual cobra mais esforço e concentração do cérebro, o que facilita o processo de aprendizagem e, consequentemente, de memorização.

Além disso, você não perde a prática da escrita caso precise fazer uma redação no dia da sua prova.

 

Agora, mão na massa e siga essas dicas. Depois você me conta o resultado.

Lembre-se de que, para alcançar nossos objetivos, precisamos ser focados.

Se tiver gostado deste texto, deixe um comentário aqui e compartilhe essas dicas com os amigos.

 

Bom estudo!

Aline Aurora

ESTUDANDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS?

Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos para todas as bancas, professores especialistas, questões e correção de provas, correção de redação, simulados e muitos mais!

SIGA-NOS

Deixe seu Comentário