Precisa de ajuda?   contato@aprendacom.com.br

Top

COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS: QUATRO PASSOS

COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS: QUATRO PASSOS
COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS: QUATRO PASSOS

Se você resolveu estudar para concursos e não sabe como começar a estudar, leia este artigo com atenção, pois com certeza você já terá um norte.

 

1º PASSO – ESCOLHA A ÁREA E FOQUE NELA

É muito importante que você escolha a área do concurso que deseja prestar, pois os editais exigem conhecimentos em disciplinas específicas.

Não adianta querer prestar vários concursos de áreas diferentes. Você precisa traçar uma estratégia e focar em uma determinada área. Se você é formado, procure os concursos dentro da sua área de formação. Isso facilitará bastante. Caso não seja, procure fazer concursos de nível médio que exijam disciplinas comuns.

Por exemplo, não adianta estudar para área de segurança pública e para área fiscal, pois muitas disciplinas não vão coincidir. Entenda que cada área exige um conhecimento específico.

Vou colocar aqui alguns exemplos de áreas para você:

TRIBUNAIS: TJ, TRT, TRE, TRF.
SEGURANÇA: Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), polícia Rodoviária federal (PRF), Polícia Federal (PF), Guarda Municipal, DEGACE, SEAP, DEPEN.
FISCAL: ISS, SEFAZ, Receita Federal.
LEGISLATIVO: Senado, Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal.
EDUCAÇÃO: IF, Secretaria de Educação, Magistério.
BANCÁRIO: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Central (BACEN).

Uma vez escolhida a área, baixe os editais anteriores para ver quais disciplinas são cobradas e comece a estudar.

 

2º PASSO – COMECE AGORA

Não espere o edital abrir para começar a estudar, pois você terá poucos dias para se preparar de verdade. Você precisa se antecipar. Muitas pessoas estudam por anos para conseguir o tão sonhado cargo público.

Se você acredita na história de que o filho do irmão do vizinho passou, estudando só dois meses, sinto-lhe informar: isso é mundo de Matrix… (risos)

Na realidade, é preciso muito esforço, estudo, dedicação, foco e persistência.

 

3º PASSO – ORGANIZE-SE E CRIE UMA ROTINA DE ESTUDO

Organização precisa ser sua aliada a partir de agora. Você não pode estudar de forma aleatória. Crie estratégias e monte um cronograma de estudo. Falo sobre isso no artigo DICAS PARA AUMENTAR O RENDIMENTO NO ESTUDO

 

4º PASSO – FAÇA BONS CURSOS PREPARATÓRIOS

Conhece o provérbio “Se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá em grupo”?

Então… Estudar sozinho é um tiro no pé quando se está começando. Não adianta achar que vai pegar uma gramática ou um Vade Mecum e vai aprender tudo sozinho.

Você precisa de profissionais especializados em concurso para aprender cada matéria. Os professores vão lhe mostrar o que estudar, como estudar e como conhecer a banca examinadora. Faça uma pesquisa na internet, assista às aulas do YouTube para você conhecer a didática do professor e ver se gosta dele.

Pense que você precisa investir na sua preparação. Assistir somente a aulas gratuitas pode não ser uma boa estratégia. Você precisa estudar cada disciplina, seguindo uma ordem de conteúdo.

Se seguir esses quatro passos, você estará no cominho certo para começar a estudar.
Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta aqui no comentário, que irei responder.

Mão na massa e “bora” estudar!

Abraços,
Aline Aurora

ESTUDANDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS?

Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos para todas as bancas, professores especialistas, questões e correção de provas, correção de redação, simulados e muitos mais!

SIGA-NOS

Deixe seu Comentário