Precisa de ajuda?   contato@aprendacom.com.br

Top

Português para FGV: O Que e Como Estudar?

Português para FGV: O Que e Como Estudar?
Português para FGV: O Que e Como Estudar?

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das bancas mais polêmicas e temidas, principalmente quando o assunto é Língua Portuguesa. Para você se destacar e conseguir ficar dentro das vagas, é preciso acertar o maior número de questões na prova de português. Mas, será que você sabe como estudar Português para a FGV?

Antes de lhe dizer o que você deve estudar e como fazer isso, é muito importante conhecer o perfil da banca.

Mas, afinal, qual é o perfil da banca FGV?

Costumo dizer que a FGV não é uma banca fácil, mas não significa que seja impossível se sair bem nas provas. As três principais características da FGV que você deve ter muita atenção na hora de iniciar sua preparação para a prova de Português dessa banca são:

  • A FGV não é uma banca previsível.
  • A banca cobra mais questões de inferências, deduções e estratégias argumentativas.
  • Os textos têm sido cada vez mais curto e ligados a uma situação comunicativa.

Quando digo que a FGV não é previsível, significa que a banca não costuma fazer enunciados iguais (Ctrl C e Ctrl V), como faz a FCC (Fundação Carlos Chagas). Apesar de a FGV cobrar sempre os mesmos assuntos, a forma de elaborar o enunciado costuma ser diferente. Ah! Isso não quer dizer que a banca não tenha um perfil, ok?

Apesar de a FGV possuir várias formas de exigir o mesmo conteúdo programático do edital, não significa que fazer provas anteriores não irá ajudar. É sempre bom ter uma referência como ponto de partida.

Ainda sobre a “imprevisibilidade” da banca, é muito importante que você, ao fazer uma questão, não marque a alternativa mais óbvia de cara. Procure ler com calma cada palavra para ver o que pode ter de errado.

Se você ficar com dúvida em duas alternativas, analise com bastante atenção e tenha maldade no coração para não cair em alguma pegadinha marcando a opção mais previsível. Lembre-se: a banca não é previsível.

Você deve estar se perguntando: se a banca é imprevisível, então ela não tem um perfil?

Calma!!!! A FGV tem, sim, perfil e vou lhe explicar qual é.

Primeiro, você precisa entender que, quando se fala em perfil de banca, você não pode simplesmente achar que as questões precisam ser iguais sempre. O importante é saber se há uma frequência na cobrança de determinados assuntos do edital, justamente para você não perder tempo estudando o que sabe que não vai cair. E eu posso afirmar que a FGV não só tem essa recorrência, como também tem preferência por alguns assuntos do conteúdo programático. Então, já anote os assuntos queridinhos da FGV.

  • Classes gramaticais: substantivo, adjetivo, pronome, verbo, preposição e conjunção
  • interpretação
  • tipologia textual
  • estratégias argumentativas
  • coesão e coerência
  • intertextualidade

E agora, como estudar português para a FGV?

O ideal é sempre começar por morfologia. Conhecer as classes gramaticais é muito importante para saber identificar informações importantes do texto, como a tipologia textual, a opinião do autor, as relações lógicas das orações e muito mais. Depois, estude sintaxe. Apesar de a banca não elaborar muitas questões de sintaxe, esse estudo vai te permitir analisar o texto com mais facilidade. Por fim, você estuda todos os assuntos relacionados a texto: pressupostos e subentendidos, tipologia textual, características dos gêneros, estratégias argumentativas, etc.

Agora que lhe disse alguns assuntos, procure organizar seu estudo, seguindo os seguintes passos:

1º estudar teoria.

2º fazer muitas questões separadas por assunto.

3º revisar a parte teórica do assunto que ainda estiver errando muito.

4ª fazer provas anteriores para treinar seu tempo e para se familiarizar com a banca.

Bom, seguindo esses passos, você estará com certeza mais próximo de sua aprovação. Lembre-se de que fazer um curso específico para a banca é fundamental para ganhar tempo e se preparar com mais segurança.

Conheça os cursos específicos para FGV aqui!

ESTUDANDO PARA CONCURSOS PÚBLICOS?

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das bancas mais polêmicas e temidas, principalmente quando o assunto é Língua Portuguesa.

SIGA-NOS