Concursos, Netflix e desequilíbrio emocional
Olá, pessoal!
Hoje a nossa conversa será um alerta.
Não tenho grandes pretensões em esgotar o assunto pois isso seria leviano. A minha intenção é levar você à reflexão sobre a sua vida de concurseiro e como você está cuidando do bem mais precioso que você tem: a sua vida.
Serei direta.
Quantas vezes no Instagram, Facebook, lives e palestras sobre concursos somos induzidos a ter como verdade absoluta a teoria do “Concurseiro Mártir”.
O que não faltam são pessoas alimentando esta crença, tanto é verdade que ela acabou virando senso comum na maioria das situações.
Mas, o que seria esta teoria?
Prega-se aos quatro ventos que você só alcançará o seu grande objetivo, o tal cargo dos sonhos, se for um mártir, se sofrer, se não tiver vida. Estudar mais de 10 horas por dia, pensar em concurso 24h por dia e outras bobagens que vemos por aí. Vai me dizer que nunca ouviu algo assim?
Por isso, hoje, convido você a pensar.
A subverter a ordem das coisas. A questionar o que a “massa” alardeia como verdade absoluta.
Encontrar a sua verdade é o caminho.
Não quero aqui diminuir a importância da dedicação, esforço, disciplina e foco no objetivo. Jamais. Cobro isso todos os dias dos meus coachees que estudam para concursos.
A questão é o exagero.
- Concurseiro não pode assistir Netflix;
- Concurseiro não pode sair com os amigos;
- Concurseiro precisa respirar concurso 24h por dia;
- Se não estudar mais de 10 horas por dia você não vai passar…
Percebe o quanto é séria a questão?
E o tamanho da responsabilidade dos formadores de opinião desta área ao fazer uma live, uma postagem, um artigo?
Estamos lidando com vidas.
Infelizmente muitos profissionais da área não por maldade, mas, por falta de reflexão, levam muitos concurseiros ao desespero.
Quantos casos de depressão, síndrome do pânico e outras enfermidades piores vemos cada vez mais no nosso meio devido à pressão desmedida que se faz sobre o concurseiro. Repito: discordo do exagero.
Vamos escrever uma nova história?
- Você como concurseiro pode sim ver Netflix;
- Você como concurseiro pode sim sair com os amigos para se distrair;
- Você como concurseiro irá ser aprovado sim no seu tempo de acordo com a qualidade do seu estudo e não quantidade de horas.
Basta usar a tão famosa palavra que é tão pouco praticada: equilíbrio.
Você que é mãe/pai, ou que é solteiro, mas, trabalha e faz faculdade, enfim qualquer que seja a sua situação se existe VONTADE tudo é possível.
Não deixe que ninguém o convença do contrário. Já tive inúmeros exemplos aqui no Coaching mesmo, que venceram e mostraram aos pessimistas e aos que acreditam na “teoria do mártir” que eles estavam errados.
É totalmente possível um concurseiro ter uma vida equilibrada. Trabalhar, ter filhos, estudar para concurso, fazer atividade física, sair com os amigos e fazer exercícios para controlar a ansiedade, como os de respiração, por exemplo.
Basta ter organização.
Mude hoje a sua concepção sobre concursos e ser mártir. Você vai ver como tudo vai se transformar. A sua vida ficará mais leve.
Não considere o seu estudo um fardo e sim uma oportunidade.
Vamos experimentar?
Bons estudos com muito equilíbrio para você!!!
Conte comigo nesta caminhada!
Coach Iara Cristina.
Coach Especialista em Concursos Públicos e Vestibulares.
Certificada pela ABRACOACHING.
E-mail: coachiaracristina@gmail.com
WhatsApp: (11) 9 5071-4747.